Total de visitas: 305092
|
IDEOLOGIA
Ideologia
É um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.
• A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.
• Karl Marx, pensador alemão, desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia, na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual. Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através de idéias impostas a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia (falsa consciência) gera inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante. (Fonte: Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002.)
• Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx (Karl Korsch, Georg Lukács), outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", inclusive alguns pensadores que se diziam marxistas, tal como Lênin. Alguns explicam isto graças ao fato do livro A Ideologia Alemã, de Marx, onde ele expõe sua teoria da ideologia, só tenha sido publicado em 1926, dois anos depois da morte de Lênin. Vários pensadores desenvolveram análises sobre o conceito de ideologia, tal como Karl Mannheim, Louis Althusser, Paul Ricoeur, Nildo Viana.
Características da ideologia:
Abstração
Algo que na verdade é material pode ser tomado como um valor.Por exemplo, o trabalho é material, mas é colocado como um valor, algo quase divino. A abstração é a idéia quase religiosa sobre as coisas, fazendo com que elas sejam boas ou más, divinas ou diabólicas. Assim, o trabalho pode ser bom, uma espécie de presente de Deus, mas também pode ser considerado como aquilo que destói o ser humano pelo cansaço, pela doença profissional, pela baixa remuneraçãoe e, até, por privar o trabalhador do desenvolvimento intelectual. É claro que há elementos positivos no trabalho; contudo, ele não é uma forma abstrata, desprendida da vivência comum das pessoas . entretanto, a abstração que a ideologia propõe idealiza o mundo e acaba tirando a possibilidade da reflexão crítica sobre a realidade.
Universalização
Na universalização, o importante é fazer com que um grupo dominante colonize outros grupos com suas verdades. Na colonização da América, por exemplo, os valores europeus acabaram se impondo, à força, como se fossem universais. Nas propagandas, outro exemplo, difunde-se o mundo de pessoas ricas, quase sempre brancas, e bem-sucedidadas, o que acaba se tornando modelo para todos, como as roupas da moda, quase se tornando modelo para todos , incluindo os não-ricos , não-brancos, nem bem-sucedidos, pois, afinal, para ideologia, o valor de que está no poder deve ser o valor de todos.
|
|